domingo, 29 de abril de 2012

Ramana Maharshi e a questão da "Kali Yuga"


"Um certo Sr. Girdhari Lal, antigo residente do Ashram de Sri Aurobindo , veio na última tarde e permanece no Asramam. Ele perguntou a Bhagavan [Ramana Maharshi] esta manhã. “É dito nos puranas que a kaliyuga consiste de muitas centenas de anos, muito desses anos já passaram, mas ainda restam, etc. Posso saber quando esta Yuga irá terminar?”

Ramana Maharshi: Eu não considero o tempo como algo real. Desta forma, eu não me interesso por tais coisas. Não sabemos nada sobre o passado ou as eras (yugas) que ocorreram no passado Nem sabemos sobre o futuro. Mas sabemos que o presente efetivamente existe. Vamos conhecer o presente primeiro. Então todas as dúvidas se desvanecerão. Depois de um tempo Ramana acrescentou, “O tempo e o espaço sempre mudam. Mas existe Algo que é eterno e não sujeito a mudanças. Por exemplo, o mundo, o tempo, passado ou futuro, nada disso existe para nós, quando dormimos. Mas NÓS existimos. Vamos tentar descobrir Aquilo que sempre existe e não sujeito a mudanças.Qual o benefício de sabermos quando e em que ano começou a kaliyuga e quantos anos levará para terminar?”

Girdhari Lal: Eu sei, do ponto de vista de alguém cuja consciência está além do tempo, tais questões não tem a menor importância. Mas, para nós, almas que ainda lutam, isto pode ser importante. é dito que nas yugas anteriores e.g. satya yuga, o homem não tinha decaído tanto, como agora na kaliyuga ae que era mais fácil para ele obter liberação que agora.

Ramana Maharshi: Por outro lado, é dito que é muito mais fácil obter salvação nesta atual yuga que na satya yuga. Alguns dias ou horas de penitência (trabalho espiritual) nesta yuga assegurará o que vários anos de trabalho espiritual em outras yugas demandaria. Isto é o que os livros dizem. Ademais, não há nada para se alcançar e nenhuma necessidade de tempo para se alcançar. Você é sempre Isso.Você não tem que alcançar nada. Tem apenas de desistir do pensamento de que é limitado, desistir de achar que você é o corpo

Girdhari Lal: Então, porque os puranas dão a exata duração de cada yuga em anos?

Ramana Maharshi: Pode ser um significado simbólico (estória moral) io número de anos mencionado para cada yuga. Ou, a imensidão de tempo designado para cada yuga pode ser um mero artifício para atrair a atenção do homem para o fato que, mesmo se ele pudesse viver todo o período de uma yuga, sua vida ainda seria uma insignificante fração do universo, e que o homem deveria, portanto, observar a posição humilde que ocupa no todo e não se tornar arrogante, concedendo demasiada importância a si mesmo. Ao invés de dizer, “O que é a vida de um homem comparado a eternidade?” eles ensinam o quão fugaz é nossa vida. Ou melhor, é dito que há um ciclo regular de yugas .E quem sabe quantos ciclos tem passado e se repetido. Repito, cada yuga é subdividida em 4 outras yugas. Não há fim para tais cálculos; ae diferentes escolas tem suas ideias sobre quando terminará a kaliyuga. Quando o próprio tempo não existe de fato, como observamos no sono, qual o benefício de se importunar com tais questões sem sentido?"

(Tradução: Célio Nunes Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário